terça-feira, 10 de maio de 2011

Aline:Apostila sobre o Alto Império Romano


Estabelecimento de ensino: Centro de Reverencia "Professor Severino Uchôa"
Série: 1 Ano EJA ; Turno "Noite"
Estagiário: Aline Coelho de Almeida
Data: 05/05
Professora: Maria Cleide Leite Andrade
Aluno(a):____________________________________________________________

Império Romano


A principal característica do Império Romano é a centralização do poder nas mãos de um só governante. O longo período das guerras civis, contribuiu para enfraquecer o Senado e fortalecer o exército.
 Otávio tornou-se o primeiro Imperador, governando de 27 a.C. a 14 d.C. Suas primeiras medidas tinham por finalidade reestruturar a administração do novo Estado Imperial: restringiu as funções do Senado; criou uma nova ordem administrativa (as prefeituras); melhorou as formas de cobranças de impostos; instituiu a guarda pretoriana com a função de garantir a proteção do imperador.
Na economia, Otávio incentivou a produção e protegeu as rotas comerciais. Empreendeu a construção de várias obras públicas, o que gerou muitos empregos aos plebeus.
Para ganhar popularidade, Otávio adotou a política do “pão e circo”.
A paz, a prosperidade e as realizações artísticas marcaram o governo de Otávio Augusto. O século I, em que transcorreu seu governo, ficou conhecido como “a pax romana”.
        Após o governo de Otávio, o Império Romano foi governado por várias dinastias

1. Dinastia Júlio-Claudiana (do ano 14 ao 68). Tibério, Calígula, Claudio e Nero
2. Dinastia dos Flávios (do ano 69 ao 96).  Vespasiano e Domiciano
3. Dinastia do Antoninos (do ano 96 ao 192). Nerva, Trajano, Adriano,Marco Aurélio Antonio Pio,e Cômodo
4. Dinastia dos Severos (do ano 193 ao 235). Sétimo Severo,Caracala,Macrino, Heliogábalo.Severo Alexande.

Alguns imperadores:

    Calígula: Calígula tinha 25 anos quando sucedeu ao pai adotivo e foi nomeado imperador. Com o tempo, o filho do general morto obteria todos os títulos imperiais, inclusive o de Augusto César, e o poder correspondente. Um historiador da época, Suetônio, afirma que Calígula participou do assassinato do pai adotivo, Tibério.Ficou conhecido por suas bebedeira e suas orgias.

  Nero: Nero foi um imperador romano do ano de 54 a 68 da era cristã. Até hoje é uma das figuras históricas mais polêmicas de todos os tempos. O que mais marcou a história de Nero foi o caso do incêndio que destruiu parte da cidade de Roma, no ano de 64. O fato é que Nero culpou e ordenou perseguição aos cristãos, acusados por ele de serem os responsáveis pelo incêndio. Muitos foram capturados e jogados no Coliseu para serem devorados pelas feras. Matou sua própria mãe.

         
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário