FEUDALISMO
Fonte:http://www.grupoescolar.com/materia/as_invasoes_barbaras_-_idade_media.html
O Feudalismo foi um modo de organização política, econômica, social e cultural, que tinha como base a posse de terras e as relações entre servos e nobres, conhecidos como senhores feudais.
Localizada na Europa Ocidental, teve início ainda em Roma no século V com a crise do Império Romano que teve como um dos impulsionadores as invasões bárbaras. Apesar de ter começado a se formar ainda no século V, o feudalismo só foi realmente consolidado no século IX.
Sistema feudal teve algumas influências, entre as principais estão o modo de organização de Roma e dos Germânicos. Como por exemplo:
*Beneficium – concessão de terras em troca de serviços e mercadorias (ROMA)
*Colonato – Obrigação dos colonos em entregar parte do que era produzido, e ou colhido por eles aos donos da terra. Os servos deveriam permanecer nas terras que lhes foram concedidas até a morte. (ROMA)
*Comitatus – sistema em que os guerreiros juram fidelidade aos seus chefes (GERMÂNICOS)
Com a expansão dos povos germânicos e direção ao Ocidente da Europa, os nobres, com receio dos ataques destes e de outros povos, viram-se obrigados a fugirem para o interior. Foi com esse clima de total insegurança que os nobres viram-se obrigados a defender o seu povo e obviamente a si mesmo. Então mandavam construir enormes castelos de pedra e ao seu redor ficava toda a sua população. Ao mesmo tempo, o rei doava terras aos seus nobres guerreiros em troca de proteção, e estes tinham o poder das terras. Este poder era hereditário e assim foi formada a nobreza feudal.
Estes povos que estavam ali situados tinham uma única atividade econômica: a agricultura. Como a agricultura sendo a única atividade econômica da época, quem possuía terras ganhou além de força, também ganhou prestígio, o que trouxe o enfraquecimento do rei, já que os servos deviam obediência aos donos das terras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário